Contabilidade no ano 2024: o digital chegou e ela precisa trabalhar a seu favor

A atividade de contabilidade passa por um momento de transformação inimaginável há alguns anos, e em um intervalo bem curto de tempo. Mais que um aperfeiçoamento de técnicas, representa uma ação muito forte do governo em facilitar a comunicação e envio de dados, por um lado; mas também em exercer um controle muito forte sobre as informações tributárias e fiscais, dificultando enormemente as tentativas de sonegação de impostos ou descumprimento da legislação.

O setor de contabilidade passa por enormes mudanças na última década, produzidas por atuação direta dos órgãos governamentais em torna-lo mais transparente e digital, mas não necessariamente mais fácil de se realizar.

Estas ações tem como principais características:

tornam os processos de informação informatizados, transmissíveis pela internet; mantém uma registro mais seguro e confiável dos dados tributários moderniza o preenchimento e envio de informações, especialmente os trabalhistas facilitam o cruzamento de dados entre órgãos aumentam sobremaneira a quantidade de informações a serem prestados ao governo, e o curto prazo para que estas informações sejam encaminhadas.

Ao mesmo tempo em que há uma maior regulamentação das informações fiscais, há um grande movimento da sociedade, representada por entidades civis, órgãos de representação empresarial e do congresso para trazerem novos regimes tributários que simplifiquem a vida das empresas contribuintes, já penalizadas com uma das maiores cargas de impostos no mundo.

Os regimes Simples Nacional e o Microempreendedor Individual surgiram destas iniciativas, de possibilitar a sobrevivência de profissionais e empresas em um país que eleva anualmente os gastos públicos além da inflação, com lastro exclusivamente na arrecadação de mais impostos.

Ao mesmo tempo, novas leis e normas são constantemente criadas para setores produtivos específicos, e a prestação de serviços em saúde pode ser impactada por várias destas atualizações, permitindo novos enquadramentos tributários.

Disso tudo, fica claro que a contabilidade atual não pode mais se limitar a receber notas fiscais, informar dados trabalhistas e emitir holerites eDARF’s para pagamento mensal. Agora, as constantes mudanças demandam um conhecimento profundo das possibilidades de enquadramento legal das empresas de forma a otimizar o recolhimento de impostos.

Um ponto a menos para os papéis, uma enormidade de pontos para a tecnologia e o cérebro.

Compartilhe:
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Contrate agora, deixe seus dados abaixo para entrarmos em contato.

Contato
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?